segunda-feira, maio 08, 2006

O jardim


Um texto anonimo da Tradição diz que cada pessoa, durante a sua existencia, pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar. Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer. Então param, e ficam limitados pelas suas proprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba.
Mas existem os que plantam. Estes, às vezes, sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas ao contrario de um edificio o jardim nunca para de crescer. E, ao mesmo tempo qe exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.
Os jardineiros reconhecer-se-ão entre si - porque sabem que na historia de cada planta está o crescimento de toda a terra.



in "Brida" Paulo Coelho



Será que um jardineiro e um construtor se podem apaixonar sem que essas diferenças choquem em demasia? Pois é, eu considero-me jardineira por excelencia... Gosto de cultivar o que me rodeia, deixar um pouco de mim em tudo o que me circunda... Mas de repente.. Apaixonei-me pela pessoa mais errada possivel... É um construtor que construiu um muro à sua volta e não permite a entrada do meu jardim... Mas tb não o deixa "sair"... Porque será que as pessoas são tão complicadas quando se toca em sentimentos... Porque será que é tudo tão complicado? hum... este jardim a algum lado me levará... E, um dia, sim, um dia, encontrarei o meu jardineiro... Mas esse dia alonga-se a chegar...

<$BlogItemCommentsCount$> Comments:

Blogger Carmim said...

Um dia conversámos sobre a importância da estabilidade nas nossas vidas. Na busca que faziamos todos os dias para a alcançar, e em como depois essa estabilidade se podia tornar «pesada» e destruir tudo o que idealizámos até a conseguir.
Tudo é complicado no que toca a sentimentos, porque as coisas realmente profundas estão muito além da nossa compreensão.. O que hoje nos faz sorrir, amanhã pode ser o grande tormento dos nossos dias..
Talvez a estabilidade seja como as construções que nos limitam e impedem de ter mais.. sempre mais..
Talvez o caminho seja não procurar um caminho, e sim ir seguindo os trilhos que a vida nos vai mostrando..
Talvez a felicidade plena não exista mesmo e tudo se resuma a instantes que podem ser mais ou menos duradouros..
Ou então, talvez.. porque não?! Não chegou o "MOMENTO" ou a "PESSOA" que vai derrubar todas estas palavras e provar que o Amor e a Felicidade são reais.
Já não desejo que chegue rápido.. espero apenas que chegue!

Lambiu*

8:34 da tarde, maio 09, 2006  
Blogger Lena Guerra said...

sempre me consideirei um jardineiro...porem...acho que deveria ser construtor..pelo menos protegia-me de muitas coisas... :( hj n estou nos meus dias

8:01 da tarde, maio 11, 2006  
Blogger Squeezy said...

interessante essa analogia do construtor e do jardineiro... mto bem pensado. Mas não te esqueças que até nos muros por vezes surge musgo...não será isso o começo de um jardim?

2:53 da tarde, maio 13, 2006  
Blogger amarga said...

Gostei muito do teu texto e do blog em geral,mas acho um bocadinho redutor resumir apenas a dois tipos de pessoas.Acho q toda a gente tem um bocadinho de "construtora" e de "jardineira",dependedno de cada altura da sua vida e de cada

10:42 da tarde, maio 22, 2006  

Enviar um comentário

<< Home


Counters